Os Benefícios da Leitura na Vida das Crianças

O incentivo à leitura desde a infância é essencial para o desenvolvimento infantil. É importante que esse hábito deva ser praticado não só na escola, mas em casa também.

É papel da escola, da família e de qualquer outro ambiente educativo incentivar a leitura.

O exemplo dos pais é fundamental, eles devem tirar um tempo do seu dia para ler com a criança, pois isso ajuda e reforça o vínculo, estimula a linguagem e auxilia no processo de alfabetização.

 Quando os pequenos veem os pais lendo, eles também serão estimulados a ler. A leitura tem inúmeros benefícios, mas nesse artigo vamos destacar 4 deles.

Vocabulário

Um dos principais benefícios da leitura é a ampliação do vocabulário.

Isso ocorre até com os adultos. Quando começamos a ler um livro com um vocabulário diferente do que estamos acostumados, acabamos aprendendo formas diferentes de falar as coisas.

Isso é super importante para as crianças que estão crescendo, aprendendo e precisam ser estimuladas.

Escrita

Quem nunca ouviu a famosa frase que diz: “Quem lê muito escreve bem”. Isso é a mais pura verdade. Quando se criar o hábito da leitura na criança, ela passar a escrever melhor e com isso diminuir os erros de gramática. Ajuda também na interpretação textual.

Dicção

Para crianças que ainda não sabem escrever e tem dificuldades na fala a leitura em conjunto é uma ótima opção.

Quando o pai ou a mãe leem com a criança um livro ajuda na dicção e auxilia a criança a entender melhor como se pronuncia as palavras.

Imaginação

Uma outra coisa legal da leitura é a questão da imaginação. Quando a criança lê uma história, assim como nós adultos também, elas imaginam como que é aquela história que está sendo contada.

Por exemplo, se a história for sobre um patinho no lago, elas vão imaginar como é o patinho, como é o lago etc.

Então quando é lida uma história rica em detalhes faz com que a criança utilize e trabalhe muito o campo da imaginação, e isso é importante para que a criança estimule essa área.

A imaginação está diretamente ligada a criatividade da criança, então quando ela for desenvolver algum trabalho na escola ou até mesmo em casa, ela conseguirá realizar com mais facilidade.

Não importa qual trabalho a criança desenvolverá, a criatividade está presente em tudo. Por isso, se as crianças são estimuladas desde pequenas a serem criativas, a imaginar situações novas, a lerem e descobrirem que por meio da leitura elas vão conseguir se expressar melhor, se comunicar melhor, isso fará com que a leitura se torne uma coisa muito divertida.

Existem pessoas que amam ler e tem muita facilidade com a leitura. Entretanto, outras que não possuem essa prática. Isso é algo que precisa ser trabalhado e estimulado.

Como estimular as crianças a terem o hábito da leitura?

Primeiramente, os pais NÃO devem obrigar a criança a ler. Tudo que é obrigação perde a graça.

A leitura deve ser algo prazeroso e com isso os pais devem fazer de uma forma que as crianças queiram ler.

Procure sempre um livro de fácil entendimento e que a criança goste. Com isso, ela sentirá cada vez mais vontade de ler.

Uma boa dica é sempre deixar livros nos lugares onde a criança costuma mais passar tempo. Fazendo isso, os pequenos terão cada vez mais familiaridade e curiosidade em explorar o mundo da leitura.