Dicas Infalíveis Sobre DESFRALDE

Um dos maiores desafio dentro da maternidade é o assunto: desfralde.

Muitas mamães querem saber o segredo do desfralde e o que fazer nessa fase para que a criança deixe de usar a fralda

Um dos grandes desafios é ter paciência, porque antes de tudo tanto a mamães quanto os papais precisam entrar no clima e ajudar a criança com calma. Se for uma coisa forçada pode ser prejudicial ela.

Os pais também precisam buscar entender o tempo do seu filho, pois se forem além do que a criança está propondo naquele momento o processo será mais difícil.

Então é importante saber que antes da criança aprender realmente o caminho do banheiro, é normal que ela suje a sala, o sofá, o tapete, por isso, os pais devem ter muito jogo de cintura.

Como cada criança é diferente, os pais precisam respeitar a maturidade de cada um, estar sempre presente e atento aos sinais que a criança irá demonstrar ao longo do tempo que está pronta para o desfralde.

NÃO TENHA PRESSA

Nesse período os pais não precisam ter pressa, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento da criança. Entretanto, isso não significa que os pais não possam oferecer estímulos. É muito importante que grande parte do tempo os pais falem palavras positivas que ajudarão na evolução da criança.

Não tente pular etapas e fazer com que a criança progrida antes do próprio tempo dela.

A partir de 2 anos, fisiologicamente a criança já começa a ter alguns sinais de controle esfincteriano, ou seja, controle para urinar e defecar.

Os esfíncteres são responsáveis para a liberação da urina e cocô.

O momento em que a criança se monstra preparada pode variar de cada criança. Por isso, os pais devem reparar no comportamento.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Se o bebê começar a se incomodar com a fralda, como por exemplo, reclamar que está apertado, reclamar que a fralda está suja, entre outras. Isso são sinais que os pais já podem iniciar o processo de desfralde.

Uma das maneiras de iniciar esse processo é utilizar-se do auxilio de pinicos e os redutores de tampa do vaso sanitário. O redutor é uma ótima opção, pois em alguns lugares os pais podem encontrar os que vem com o apoio do pé.

O apoio do pé é importante porque a criança tem que sentar e o pé não pode estar balançando. Quando a criança está com o apoio no pé ela consegue ter um maior controle do esfíncter.

A conversa entre pais e filhos também é primordial nessa fase. Demostre para a criança que o papai, a mamãe e os irmãos não usam mais fralda. Comece a habituar a criança nessas rotinas do dia a dia.

Ensine a criança e peça para que ela avise quando estiver com vontade de ir ao banheiro. É normal que nos primeiros dias a criança avise uma ou duas vezes e no restante faça na roupa, por isso é essencial ter paciência.

Se possível, inicie o desfralde em um período de calor, pois as roupas são mais leves e com isso os pais consegue deixar a criança de calcinha ou cuequinha pela casa.

QUANTO TEMPO LEVA O DESFRALDE?

Tem criança que irão desfraldar com muita facilidade que até os pais ficarão surpresos, mas a questão do tempo é relativa.

Existem crianças que demoram cerca de 1 mês, outras levam muito mais tempo e há também aquelas que começam muito bem e depois regridem.

DESFRALDE NOTURNO

O desfralde noturno deve-se iniciar quando a mãe perceber que o seu filho ou filha já desenvolveu por completo o desfralde diurno. Se começar a notar que a criança tem domínio total, ou seja, não está mais “escapando” e nem faz mais na roupa.

Se a criança amanhece com a fralda da noite seca já é um indício que ele pode estar preparado para o desfralde noturno.

Há mães que relatam que a fase do desfralde é um dos mais difíceis, por isso é importante que haja uma preparação para esse período.

Isso ocorrerá de forma progressiva. Sempre incentive a criança e use palavras de apoio quando a criança conseguir ir ao banheiro.

Seguindo essas dicas, esperamos que você e seu bebê passem esse período sem muitas dificuldades.

Muitas mamães se perguntam se é possível fazer o desfralde sem grandes complicações? Sim! Você pode desfraldar sua criança com respeito, de forma leve e fácil. 

DESFRALDE SEM MISTÉRIO: Tudo o que você precisa para um desfralde tranquilo!

Não deixe de conferir o curso Desfralde Sem Mistério que com certeza irá te ajudar a passar com mais tranquilidade por esse fase do seu bebê.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest