Comidas para Lactantes: O que se deve comer na fase da amamentação?

Primeiramente, queremos dizer que não existe uma lista de alimentos que a mãe que está amamentando não possa ingerir. Existem muitos mitos e especulações que envolvem esse assunto.

Na verdade, existem duas grandes verdades.

A primeira é que a mãe precisa de alimentos saudáveis e variados e a outra é que a precisamos individualizar.

Cada bebê é um bebê, cada família é uma família, cada mãe é uma mãe, por isso devemos analisar com cuidado cada situação.

Uma das grandes preocupações das mamães após o parto é fase da amamentação. Nessa fase o corpo da mulher passa a produzir mais leite.

A grande parte das mulheres relatam que sentem mais fome nesse período. Isso acontece porque a amamentação é um período que exige demais da mulher.

O que é comer variado?

É fazer a ingestão de verduras, legumes, frutas, carne magra, comidas orgânicas.

É bom sempre estar atento a premissa de “descascar mais e desembalar menos”.

Existem alguns alimentos que não são recomendados, mas não por causa da amamentação e sim porque são alimentos que não são saudáveis em nenhum momento.

Alguns exemplos disso são alimentos industrializados, refrigerantes, alimentos que possuem corantes, adoçantes, entre outros.

O que se deve evitar também durante a amamentação são chás estimulantes, café e os excessos de açúcar e sal.

A gestação é um ótimo momento para as mamães fazerem uma auto análise, reverem os hábitos alimentares e assim começar a ter uma alimentação mais saudável. Claro que esse processo não acontece de uma hora para outra.

Uma dúvida recorrente das mamães é sobre alimentos como feijão.

O feijão pode sim ser consumido, porém se o bebê tiver muitos gases é bom evitar o consumo do feijão juntamente com outros alimentos também podem causar gases, como por exemplo brócolis, couve-flor, rabanete, lentilha, grão-de-bico.

Quantidade calórica

A quantidade calórica depende de cada mulher. É individualizado.

Geralmente, há um acréscimo de até 500 calorias dependendo da produção de leite de cada mãe

As mães que amamentam não devem fazer dietas restritivas.

A restrição de determinados alimentos só deve ser feita se o bebê apresentar algum tipo de alergia ou intolerância alimentar.

É importante ressaltar que, esse diagnóstico é feito junto com o pediatra e junto com a nutricionista do bebê e da mamãe.

Hidratação

Um dos pontos que são muito importantes durante a amamentação e que as mamães devem se atentar é a hidratação.

O período da amamentação é um momento de doação emocional e também física, por isso se torna tão cansativo.

É importante que manter-se sempre hidratada e observar sinais relevantes como por exemplo, se a urina está com uma cor clara.

A hidratação também ajuda na produção de leite.

Outro ponto importante é a individualização.

As mamães precisam ficar atentas ao que cada alimento causa do seu corpo e no seu bebê.

Alguns tipos de alimentos que as mães consomem podem causar desconforto como cólicas aos bebês, por isso esses alimentos devem ser evitados. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest