Banana: Curiosidades e Benefícios

Muitas mamães quando começam a fase da introdução alimentar de seus filhos optam por começar pela banana.

Além de ser uma fruta facilmente encontrada em todas as estações, ela é barata, docinha, gostosa nutritiva, versátil, prática e agradável ao paladar infantil.

Pensando nisso, falaremos a seguir alguns dos diversos benefícios dessa fruta que é favorita de crianças e adultos.

A banana é uma fruta super saudável. Muitos especialistas dizem que ela ajuda a regular o intestino, alivia os sintomas pré menstruais.

Quais os benefícios?

Essa fruta é uma grande fonte de carboidrato, de fibras, potássio, vitamina B6, Cálcio, Ferro e Magnésio, que são reguladores no nosso sistema imunológico.

Mas atenção! Não é porque a banana é fruta que ele deve ser consumida sem controle.

A banana é uma fruta que possui açúcar e quando consumida em excesso, ela pode trazer prejuízos a saúde.

O nosso país é o 4º produtor mundial de banana, e aqui no Brasil ela é a fruta mais consumida.

Quais os tipos de banana?

A queridinha dos brasileiros é a banana nanica. Ela tem esse nome por causa da estatura da bananeira. Ela é a mais rica em potássio e com isso a melhor em prevenir câimbras.

A banana pode ser consumida antes ou depois da prática de exercícios físicos. Por essa fruta ter uma grande quantidade de fibras e isso ajuda na sensação de saciedade.

Outro tipo de banana que também é favorito é a banana prata. Ela é mais firme e demora a amadurecer. Ela é rica vitamina C e faz muito bem para a imunidade.

A banana reduz as chances de hipertensão e evita o surgimento de doenças cardíacas. Isso se dá devido ao potássio presente na fruta que auxilia na excreção de sódio. O sódio, por sua vez, é um dos principais causadores a hipertensão arterial.

Outro grande benefício dessa fruta é o auxílio a redução de colesterol. Tanto na poupa quanto na casca, é encontrado a pectina, que é uma fibra solúvel que auxilia a reduzir os níveis do LDL (“mal colesterol”).

Já a banana da terra é a maior espécie do Brasil, ela pode chegar até 26 cm. Ela tem uma textura resistência e um sabor mais amargo.

A banana maça é a que possui o gosto mais doce, a consistência mais molinha e casca fina.

A banana também reduz os sintomas da tensão pré menstrual, pois ela possui triptofano na sua composição e isso é convertido no corpo humano em serotonina, que é o hormônio do prazer e do bem estar. Devido a isso, as mulheres que estão passando pela fase do ciclo menstrual ajuda a reduzir a irritabilidade.

A banana ouro é a menor das bananas, tem cerca de 10 cm.

Também é um mito dizer que banana engorda. Seja qual for objetivo da pessoa, engordar ou emagrecer, a banana pode ser inserida na alimentação desde que seja dentro de uma alimentação equilibrada

A banana pode ser consumida in natura, em vitaminas, doces e até em alguns pratos salgados.
A banana traz inúmeros benefícios ao organismo humano.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest