Adaptação Escolar: O que fazer?

A fase da adaptação escolar é um período complicado não só para as crianças, mais para os pais também.

O primeiro dia de aula não costuma ser fácil, por isso os pais devem se atentar a alguns detalhes para tentar deixar essa experiência um pouco mais leve.

Algo essencial para o início da vida escolar das crianças é a rotina, pois ela da segurança e previsibilidade para a criança. Quando se tem uma rotina a adaptação se torna mais fácil.

Por isso, é importante que de 7 a 10 dias antes do inicio das aulas os pais já comecem a organizar a rotina da criança de tal forma que essa rotina fique o mais parecido possível com a rotina que ela enfrentará depois do início das aulas.

Um dos principais pontos deve ser a conversa. Esse período é tempo de adaptação para os pais e para as crianças, por isso é importante que haja uma conversa e que os pais expliquem o que está acontecendo.

Os pais também devem comunicar a escola se a criança possui algum tipo de restrição alimentar. Existem crianças, por exemplo, tem alergia a alguns alimentos como a frutas, leite e etc.

Não existe um padrão de adaptação. Há crianças que se adaptam com muita tranquilidade ao espaço físico e tem crianças que não.

Como se dá a Adaptação Escolar?

A adaptação se dá em 3 etapas:

O primeiro momento é o conhecimento do espaço físico. Então a criança precisa se sentir confortável e segura.

O segundo momento é quando a criança faz um vínculo de segurança com o adulto responsável. Geralmente é a criança que elege se vai ser a professora, a assistente de grupo e até mesmo a coordenadora pedagógica. Ela escolhe a pessoa para fazer a transição entre a família e a escola.

Já o terceiro momento é o processo de socialização com as outras crianças.

Existem crianças que vem de outras escolas e isso não significa que o processo de adaptação se tornará mais fácil. Isso ocorrerá porque ela já tem outros amigos, já tem uma rotina programada na outra escola que nem sempre é igual a escola atual.

A orientação para as famílias é que por mais difícil que tenha sido a escolha é importante demostrar para a criança que está tudo bem, fale palavras de incentivo, como por exemplo, dizendo que a escola é legal, que ela terá muitos amiguinhos e que irá se divertir.

É se suma importância quando os pais forem embora dizerem para a criança que voltará pra busca-la. A criança precisa saber que esse é o movimento de todo dia.

Os pais devem passar segurança para os filhos

Os pais devem estar sempre muito seguros para que essa segurança venha a ser passada para a criança. É importante ter uma comunicação segura e sincera com os profissionais que trabalham na escola, como as professoras e coordenadoras.

Cada escola tem um momento de adaptação específico. Algumas escolas tem um período maior, outras tem um período menos, mas sempre siga a risca o que a escola está solicitando. Isso vai ser essencial tanto para o responsável quanto para a criança.

As crianças que são menores de 3 anos têm uma relação emocional muito grande durante esse período, porque existe a questão do afeto, da segurança que vai de encontro a todo esse novo mundo que os pais oferecem.