A brincadeira e o desenvolvimento infantil

O brincar é fundamental em todas as idades, principalmente nas crianças na faixa etária pediátrica. O brincar desenvolve todo o sistema neurológico de uma maneira surpreendente e ajuda muito na imaginação e na criatividade.

A imaginação é o que nos torna diferente e nos faz ter a capacidade e a potencialidade de desenvolver novos caminhos na vida futura.

No ponto de vista da saúde, os momentos de lazer são essências para que os neurônios se conectem e quando mais conectados, melhor será para as capacidades cognitivas.

A brincadeira é importante para o desenvolvimento infantil, pois ela está presente desde os bebês. Logo nas primeiras semanas de vida já é possível brincar com eles.

As brincadeiras começam com lencinhos, pequenos bichinhos de pelúcia, chocalhos, contando histórias e conversando. Nessa fase geralmente as mães começam a falar com voz diferentes, a cantar e tudo isso permeia o universo da brincadeira da criança.

Essas atividades trazem sensação de felicidades e ajudam em outros estímulos, como o da linguagem, da coordenação motora e principalmente começa a trabalhar os vínculos afetivos da criança.

Conforme a criança vai se desenvolvendo ela começa a descobrir o mundo ao redor e é muito importante que os pais estimulem isso.

O engatinhar, por exemplo, é muito importante que a criança engatinhe e explore o ambiente que está.

Um giz, uma folha de papel e uma caixa de papelão. O que para os adultos são simples objetos, aos olhos de uma criança podem se transformar em jogos emocionantes, amigos imaginários e aventuras pelo espaço.

Uma simples bola pode fazer com que a criança socialize, trabalhe a coordenação, as habilidades corporais e o movimento.

É brincando que as crianças exercitam o corpo, a imaginação e interagem com o universo ao seu redor. Elas conseguem transformar qualquer objeto ao seu redor em brinquedos fantásticos.

Qual pai ou mãe que já não comprou um brinquedo para seu filho(a) e ele(a) se interessou mais pela embalagem? Isso é super comum.

É importante deixar a criança à vontade

Há muitos pais que ficam preocupados se a criança vai se sujar, mas essas fases são importantes para o desenvolvimento.

Criança precisa ser criança. Com isso faz parte do desenvolvimento que a criança se suje, role no chão.

É necessário que os pequenos passem por todas essas atividades sensoriais, como por exemplo brincar com areia e andar descalço. Tudo isso, além de fortalecer o sistema imunológico dessa criança, também ajuda a desenvolver todo sistema sensorial.

Esse sistema, sensorial e perceptivo, auxilia em todo o processo do neuro desenvolvimento. Seja ele da aprendizagem, pra qualquer atividade, como para a aprendizagem escolar.

Por que as brincadeiras são importantes?

As brincadeiras são importantes pois ajudam a motricidade das crianças.

Auxiliam elas a andar, subir, descer e correr. Ajudam também a estimular os cinco sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar. Isso enrique as descobertas dos pequenos.

Por isso é importante que os papais tirem sempre um tempo para brincarem com seus filhos.

Por mais escasso que seja o tempo hoje devido ao trabalho e as atividades do dia a dia, esse período é extremante importante para o desenvolvimento e formação dos pequenos.

É importante dizer que, não é necessário comprar brinquedos caros ou fazer elaborações grandes. Uma simples brincadeira de roda, de pular, um pique-esconde, enfim, coisas simples e que fazer muita diferença.

O importante não é ter brinquedos caros de última geração ou em grande número, mas sim brinquedos adequados que ajudem a proporcionar um maior número de experiências lúdicas e sensoriais.