6 Tipos de Brincadeiras para Crianças dentro de Casa

Os pais que tem filhos pequenos sabem que o que não falta é energia na criançada. Muito dos pequenos estão em idade de novas descobertas. Eles querem sabem e brincar, pintar e correr na maior parte do tempo.

Muitos pais viram a rotina dos pequenos ser alterada drasticamente devido a quarentena. Diversos condomínios isolaram parte de suas áreas recreativas como piscina, quadra e parquinho. Com isso, os pais tiveram que se reinventar e criar novas formas de divertir e distrair os pequeninos.

Por isso, separamos 6 tipos de brincadeiras para crianças dentro de casa.

Adedonha

A adedonha ou adedanha como é chamada é uma brincadeira super fácil e utiliza-se apenas de papel e caneta.

Serão definidos tópicos como artista, filme, lugar, cor, objeto, entre outras. Todos os participantes deverão escrever palavras que se iniciem com a letras escolhida. É uma forma de distrair e estimular o raciocínio rápido da criançada.

Mímica

A mímica também é umas das brincadeiras de maior interação entre os pequenos. Podem ser utilizados diversos temas na mímica como filmes, desenhos, objetos. É hora de soltar a imaginação!

Boliche

O boliche dentro de casa pode ser feito com garrafas plásticas ou latinhas de alumínio. A bolinha pode ser de tênis ou bola de plástico.

Cabaninha

Umas das brincadeiras que as crianças mais amam e se divertem é a cabaninha ou casinha. Uma atividade que pode ser feita em diversas partes da casa, como por exemplo na sala ou no próprio quarto da criança.

Pode-se utilizar cadeiras, pedaços de papelão, caixas e lenções para fazer a montagem da cabaninha. Os pequenos também podem pegar seus brinquedos favoritos e brincar na cabaninha.

E que tal fazer uma festa do pijama na cabaninha? É só usar a criatividade e aproveitar.

Caça ao Tesouro

Nessa atividade, os papais irão pegar alguns objetos das crianças e esconder por diversos cantos da casa. Eles darão dicas e orientações para que os pequenos descubram qual o objeto escondido e onde eles estão os objetos.

Quem Sou Eu?

Essa é uma brincadeira de dicas. Os participantes devem sentar em uma roda e escrever em um pedaço de papel o nome de um personagem de filme, de desenho ou alguém da família. Esse papel deverá ser colado na testa do participante que está sentado ao lado.

Cada criança fará uma pergunta para tentar descobrir quem é o seu personagem, como por exemplo “Eu sou personagem de desenho?”. Os demais participantes só podem responder sim ou não. Cada criança terá uma chance de adivinhar quem é o seu personagem.

Essas foram algumas dicas de brincadeiras para crianças dentro de casa.

Muitas crianças em fase de alfabetização foram impedidas de irem as escolas devido a pandemia. Com esse motivo, muitos pais que tiveram que trabalhar em home office acharam nos desenhos e nos joguinhos eletrônicos uma forma de distrair os pequenos.

É muito importante que crianças em fase de formação tenham atividades que estimulem o raciocínio, a coordenação motora e um melhor relacionamento com os pais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp