4 Atividades Sensoriais para Bebês

As atividades sensoriais são atividades que ajudam a desenvolver os cinco sentidos dos bebês que são: a fala, audição, tato, olfato e visão.

Os pais devem manter a relação próxima procurando sempre fazer atividades que ajudem a estimular a criatividade, a inteligência e coordenação dos pequenos.

A maioria das atividades sensoriais são feitas como objetos simples, porém que possuam formato, textura e tamanhos diferentes.

Uma dica para esse tipo de atividades é fazer pequenas modificações no ambiente, como por exemplo, forrar um lençol no chão para que o bebê possa sentar e colocar uma música que ele goste.

Podem ser usados livros coloridos e com figuras grandes, fantoches e massinhas.

Aqui vão algumas brincadeiras sensoriais para fazer com os pequenos:

PINTURA COM AS MÃOS E COM OS PÉS

Essa atividade é para deixar a criança bem a vontade para fazer sujeita. O ideal é que seja feita fora de casa e em algum espaço aberto.

Será preciso apenas tinta guache a base de água de diversas cores e folhas de papel, cartolinas ou até mesmo pedaços de jornais.

Os pequenos poderão pintar as mãos e os pés e fazer desenhos nos papéis.

GARRAFA SENSORIAL

Pegue uma garrafa pet de 500ml, coloque grãos de feijão ou arroz e feche bem.

As garrafas sensoriais com os grãos formam uma espécie de chocalho. Isso ajuda a prender a atenção dos bebês e tem o objetivo de estimular a concentração e a coordenação motora.

Podem ser utilizadas mais de uma garrafa com diferentes tipos de materiais, como por exemplo, bolinhas de isopor, giz de cera, guizos de metal, glitter, pedaços de papéis coloridos. Basta utilizar usar a criatividade.

CARIMBOS DE FRUTAS E LEGUMES

Os carimbos naturais também são ótimas opções para serem feitos em casa.

O ideal é usar legumes, como batatas, cenouras, aipim. Já as frutas podem ser utilizadas maçãs e laranjas.

Baste cortar as frutas e legumes com o cortador de biscoito. Esses cortadores podem ter formas de coração, estrelas e figuras geométricas.

Feitos os cortes é só molhar os carimbos na tinta e começar a brincadeira.

CAIXA SENSORIAL

A caixa sensorial é muito utilizada para estimular os sentidos dos bebês e podem ter diversas utilizadas. As caixas podem ser de papelão, de madeira ou de qualquer outro material.

Opção 1: Pegar várias caixas de diferentes tamanhos e empilhar. Depois desempilhe, espalhe as caixas e peça para que a criança as empilhe novamente.

Opção 2: Pegar uma caixa grande e fazer diversos furos de formatos diferentes. A atividade se baseará em fazer com que os bebês encaixem objetos, podem ser eles bolinhas ou cubos, nos buracos feitos na caixa.

Opção 3: Encha uma caixa média com grãos (ervilha, lentilha, etc.) e esconda objetos pequenos entre os grãos. Faça com que a criança encontre os objetos.

As atividades sensoriais também são atividades lúdicas.

Cada tipo de pessoa possui uma preferência em algum dos 5 sentidos. As atividades sensoriais para bebês ajudam a desenvolver melhor todos os sentidos. Por isso, é importante que os pais façam diferentes tipos de brincadeiras com diversos objetos.

Diversas atividades sensoriais utilizam objetos pequenos.

Por fim, é bom alertar que toda e qualquer brincadeira deve ser supervisionada por um adulto.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp